VOLTAR
SAIBA MAIS SOBRE A QUALITIVIDADE E CONTACTE-NOS
Objetivos
O objetivo específico deste concurso consiste em conceder apoios financeiros a projetos que contribuam para o:
-
Aumento do investimento empresarial das grandes empresas em atividades inovadoras (produto, processo, métodos organizacionais e marketing), reforçando o investimento empresarial em atividades inovadoras, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico, através do desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nos resultados de I&D (investigação e desenvolvimento tecnológico) e na integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos e ainda para a criação de emprego qualificado (Prioridade de Investimento (PI) 1.2 mencionada na alínea a) do n.º 1 do artigo 19.º do RECI).
-
Reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, através do investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para sua progressão na cadeia de valor (Prioridade de Investimento (PI) 3.3 mencionada na alínea c) do n.º 1 do artigo 19.º do RECI).
Tipologia das operações
São suscetíveis de apoio os projetos individuais em atividades inovadoras que se proponham desenvolver um investimento inicial, conforme definido no n.º 49 do artigo 2.º do Regulamento (UE) n.º 651/2014, de 16 de junho, relacionados com as seguintes tipologias:
-
A criação de um novo estabelecimento;
-
O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, devendo esse aumento corresponder no mínimo a 20% da capacidade instalada em relação ao ano pré projeto. Nesta tipologia a empresa deve aumentar a sua capacidade produtiva de bens e/ou serviços já produzidos nesse estabelecimento.
-
A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;
-
A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento.
Beneficiários
Os beneficiários dos apoios previstos no presente Aviso de concurso são empresas (PME e grandes empresas) de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que se proponham desenvolver projetos de investimento que satisfaçam os objetivos e prioridades referidos no Ponto 1 e cumpram com os critérios de acesso, elegibilidade e de seleção a seguir enunciados.
Área geográfica de aplicação
O presente aviso de concurso tem aplicação na região NUTS II do Alentejo. A localização do investimento que corresponde à região onde se localiza o estabelecimento do beneficiário no qual irá ser realizado o investimento terá, por isso, que corresponder à NUTS II do Alentejo.
Prazo Candidaturas
Data de início: 15-01-2018 | Data de encerramento: 30-05-2018
Taxa de Financiamento e forma dos apoios
Tendo em consideração o previsto no n.º 1 do artigo 31.º do RECI, os incentivos a conceder no âmbito deste aviso são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa base máxima de 30%, a qual pode ser acrescida das majorações previstas nas alíneas a), b) e f) do referido artigo, não podendo a taxa global ultrapassar 75%. Os apoios a conceder no âmbito deste Aviso revestem a forma de incentivo reembolsável, nas condições estabelecidas no artigo 30.º do RECI, sendo que nos termos do n.º 3 desse mesmo artigo pode ser concedida uma isenção de reembolso de uma parcela do incentivo reembolsável até ao limite máximo de 60%, em função do grau de superação das metas que o candidato estabeleça.
Dotação
A dotação do Fundo FEDER afeta ao presente concurso é de 30 milhões de euros.
Descarregue já nossa aplicação móvel sobre o Portugal 2020
A 1ª App sobre Fundos Comunitários
Comments are closed.